Por que olhar para a Bandeira

quando se canta o Hino Nacional?

 

 

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

 

 

            Vou exarar um ponto de vista que vai causar polêmica e, quiçá, muita pancadaria para cima de mim.  Só que tenho opinião formada a respeito!

 

            Lei é lei, respeito é respeito, protocolo é protocolo.  O Brasil possui quatro símbolos oficiais:  o Brasão, o Selo, o Hino e a Bandeira.

 

            É comum e protocolar, nos eventos leonísticos, cantar-se o Hino Nacional e a primeira estrofe e coro do Hino à Bandeira.

 

            Quando se canta o Hino à Bandeira (primeira estrofe e coro), é dever cívico dos presentes (mesa dirigente e plenária) voltar-se respeitosamente para o Pavilhão Nacional, pois o canto está sendo entoado em sua homenagem.

 

            Agora, o que não consigo entender até hoje, em quase quarenta anos de vida leonística, é porque quando se canta o Hino Nacional, em qualquer solenidade, todos se voltam para a Bandeira do Brasil.  Ora, o que está se cantando é o Hino Nacional e não o Hino à Bandeira.  Poderá algum contestador argumentar que isso é sinal de respeito ao Pavilhão Nacional.  Assim não entendo.  Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.  Respeito é uma coisa e falta de respeito é outra coisa.

 

            Tome-se por exemplo quando o Hino Nacional é executado antes de uma partida de futebol.  Os jogadores, muitos sem qualquer respeito, ficam perfilados olhando para a Bandeira do Brasil.  Uns não cantam, outros ficam mascando chicletes, cuspindo, olhando para os lados e até coçando partes íntimas do corpo.  Sem falar nos torcedores, que ficam pulando e fazendo algazarra o tempo todo.  Onde está o respeito?  E não venham me dizer que futebol é cultura brasileira e diferente de uma solenidade leonística.  O hino não está sendo executado?  Então o respeito deve ser geral e em todos os lugares.  Ademais, em campo de futebol executa-se o Hino Nacional.  Então, por que olhar para a Bandeira?

 

            No meu modesto ponto de vista o Hino Nacional não tem nada a ver com a Bandeira do Brasil.

 

            Quando se canta o Hino à Bandeira, todos devem voltar-se para o Pavilhão Nacional.  Quando se canta o Hino Nacional, cada um deve se manter em posição de respeito e olhando para frente:  os componentes da mesa dirigente para a plateia, e esta para a mesa dirigente.

 

            É o que penso!