Ir.'. OSWALDO GARAVINI
In memorian
Osvaldo Garavini Osvaldo Garavini

Nasceu no dia 05 de setembro de 1936, em Brodowski-SP. Filho de Narciso Garavini e Elvira Pereira Lima Garavini, de descendência italiana, casou-se em 25 de maio de 1957 com D. Ideslinda Lança Garavini, teve 3 filhos : José Osvaldo, Maria Helena e Elisabete. O seu filho José Osvaldo chegou a ser iniciado na A.'.R.'.L.'.S.'. Luz de Brodowski 072 em 15 de setembro de 1993.
      Herdou dos pais o amor pelo trabalho, revelando muito cedo o seu espírito realizador e dinâmico, ajudando o pai na zona rural e posteriormente auxiliando-o em Brodowski num armazém de secos e molhados. Cursou o primário completo, mas por força do trabalho e da necessidade, abandonou os estudos em 1947, dedicando-se integralmente à profissão e à família .
      Em 1957, abriu uma pequena oficina de consertos de bicicletas. Mais tarde, na Rua Floriano Peixoto iniciava seus negócios como pequeno comerciante, consagrando-se após muitos anos de luta, como proprietário de uma casa comercial de grande porte na área de móveis e eletrodomésticos. Posteriormente, durante um certo tempo, manteve sociedade com o Ir.'. José Mauro da Silva, numa loja de móveis na cidade de Pontal-SP
      Demonstrando o seu grande espírito de solidariedade e de amor à cidade que o acolheu, sempre lutou pelo seu progresso, participando de vários movimentos e do seu curriculum destacamos :
      Presidente e fundador do Clube Recreativo 22 de Agosto;
      Membro do Rotary Clube de Brodowski ocupando diversos cargos;
      Conselheiro e Vice Presidente do Clube da Velha Guarda;
      Conselheiro e diretor da Sociedade Recreativa Brasileira de Brodowski por mais de 20 anos;
      Lançou as primeiras sementes que resultaram na fundação da Associação Comercial e Industrial de Brodowski;
      Em outras atividades, revelou total desprendimento e espírito de luta pelo progresso de Brodowski.
      Seu maior hobby foi a pescaria, o radio amador e viajar pelo Brasil.
      Amou profundamente o nosso pais, viajando principalmente para o nordeste, onde deixou muitos amigos e afilhados, principalmente em Aracaju-SE, onde a Câmara Municipal , através do projeto de Lei nº 07/93, de 11 de fevereiro de 1993, de autoria da Vereadora Susana Azevedo, aprovado por unanimidade sancionado pelo Prefeito Jackson Barreto de Lima, através da Lei nº 678, de 14 de maio de 1993, denominou a Rua 18, quadra 17, Lote 23, localizada no Conjunto Santa Lúcia, Bairro Jabotiana, de RUA OSWALDO GARAVINI, numa justa homenagem àquele que era um verdadeiro cidadão de Aracaju, pelos laços de amizade que sempre os ligou a varias famílias daquela hospitaleira cidade.
      Como cristão, legou-nos o exemplo de alma caridosa auxiliando constantemente os carentes, colaborando com todas as entidades filantrópicas da cidade, o que foi provado pelo comparecimento de uma multidão de pessoas de todas as classes sociais, no momento de sua partida para a terra prometida.
      Faleceu em 19 de abril de 1991, mas permanece como energia positiva, animando-nos sempre, através da saudade sincera que nos renova traduzida na lembrança de seu sorriso permanente.
      Foi iniciado na A.'.R.'.L.'.S.'. Washington Luiz I, em Batatais, no dia 04 de abril de 1975. Em 06 de abril de 1976 , foi elevado ao Gr.'. de Comp.'. Maç.'., e em 16 de dezembro de 1976, exaltado ao Gr.'. de Mest.'. Maç.'., sendo seu diploma de M.'. M.'. registrado no GOSP sob nº 18.820. Em 26 de junho de 1983, foi um dos fundadores da A.'.R.'.L.'.S.'. LUZ DE BRODOWSKI, na sua segunda fase. Desligou-se posteriormente da A.'.R.'.L.'.S.'. Washington Luiz I em 01 de junho de 1984. Em 20 de julho de 1988 foi Ven.'. Mest.'. da A.'.R.'.L.'.S.'. LUZ DE BRODOWSKI 072, onde através de seu carisma, espírito alegre e de muito companheirismo, senso de responsabilidade e cumpridor de seus deveres, teve uma administração marcante. Na A.'.R.'.L.'.S.'. Luz de Brodowski 072, ocupou os seguintes cargos : 1983/84 : 2º Vig.'.; 1986/1988 : 1º Vig.'.; 1988/1990 Ven.'. Mest.'. e em 1990/1992, Arquiteto.
      Faleceu no dia 19 de abril de 1991, sendo seu corpo foi velado no templo da A.'.R.'.L.'.S.'. LUZ DE BRODOWSKI 072, onde recebeu praticamente a visita de todos os moradores de Brodowski. Seu sepultamento ocorreu no dia 20 de abril de 1991, com a presença de todos os irmãos da loja, e também de inúmeros irmãos de várias lojas vizinhas de Batatais, Ribeirão Preto e Franca. À beira de sua sepultura, foi prestada uma última homenagem, feita pelo Ir.'. Alan Kardec Lourenço, da A.'.R.'.L.'.S.'. Washington Luiz I, de Batatais.
      No dia 09 de maio de 1991, a loja realizou uma sessão Magna de Pompas Fúnebres, em sua homenagem, onde o Ir.'. Augusto Martinez Perez, Orador da A.'.R.'.L.'.S.'. Estrella D'Oeste, de Ribeirão Preto-SP., fez uma singela e comovedora homenagem assim encerradas : " ... cidadão honesto, tudo fez por sua terra e por sua gente; dotado de convicções cristãs, tornou-se modelo a ser seguido; para os filhos, legou as qualidades de caráter, o reto proceder. As virtudes de cidadão foram mostradas. O Maçom igualmente deixou exemplos."
      No dia 04 de fevereiro de 1992, a loja prestou uma marcante homenagem ao Ir.'. Oswaldo Garavini, denominando a Sal.'. dos Pas.'. Perd.'. de ATRIO OSWALDO GARAVINI.

Osvaldo Garavini

contador de visitas para blog