VIAJANTE
“HOMENAGEM DO LIONS CLUBE DE BRODOWSKI

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulheres..... Ah!!!!!!!!. Essas mulheres divinas e  maravilhosas, a mais perfeita entre as criaturas, que são constantemente subjugadas, na maioria das vezes, esquecidas como se esquecem os homens de pagar alguma conta no final do mês, mulheres que sabem administrar o orçamento familiar, sem extrapolar a renda mensal.  São elas as maiores nutricionistas sem nenhum diploma, a não ser o da experiência, são elas as melhores e mais eficientes enfermeiras trabalhando por amor.  Magoam com facilidade porque apesar da aparência forte, são frágeis, são almas dóceis, fáceis de serem conduzidas, trabalham sem horas de descanso, sem nenhuma remuneração, ou sem ao menos um simples “obrigado”.  Muitas vezes são julgadas  pelos  menores deslizes que cometem, e nunca são enaltecidas por algo bem feito ou realizado. Se fossemos pagar por tudo que fazem, dentro e fora do Lar, nós homens, precisaríamos   trabalhar dia e noite sem descanso para trazer em dia o seu salário.

Todas às vezes, que nos dispusermos a considerar a mulher em plano inferior, lembremos delas ao tempo de Jesus. Na maioria das circunstâncias, sofriam extremas objeções, eram tratadas como escravas e vendidas em praça pública. Humildes,  ocultavam a experiência dos sábios; frágeis como o lírio,  traziam consigo a resistência do diamante,  pobres entre os pobres, porém prestigiosas perante DEUS, atraídas pelo amor puro conduziam os aflitos, os mutilados, os doentes e as crianças à presença do SENHOR.

Nossa homenagem à todas vocês , mulheres, heroínas de nossa história.

Citaremos  apenas algumas delas:   - Maria de Nazaré, a bem aventurada mãe de Jesus Cristo, - Madre Teresa de Calcutá (espiritualista), Joana D`Arc – Heroína, francesa da “Guerra dos Cem anos”; Golda Meir, estadista israelense, primeira ministra de Israel; Gabriela Mistral, poetisa e educadora chilena; Eva Perón, líder política Argentina; Indira Gandhi (estadista indiana);  Princesa Isabel filha do Imperador D. Pedro II, redentora que assinou a lei  do ventre livre e aboliu a escravidão no Brasil,  nossas heroínas  brasileiras Anita Garibaldi e Maria Quitéria (revolucionárias); Yolanda Pereira (primeira Miss Universo brasileira)  Marta Rocha, Adalgisa Colombo e Vera Fischer (misses Brasil); Fernanda Montenegro, Cacilda Becker, Bibi Ferreira, Dercy Gonçalves  (grandes atrizes brasileiras), Carmem  Miranda, Elis Regina, Clara Nunes e Bete Carvalho(música popular),  Maria Zeferina Baldaia (maratonista) Marta, Pretinha, Sissi (seleção Brasileira de futebol feminino) e outras,  nossa homenagem especial às nossas queridas heroínas Brodowskianas; Zoraide (in memorian),  Odete (in memorian) e Fárida  Aidar; Nair  Duarte do Páteo Franzoni (in memorian), Fanni e Flair  Fiori, Irani Mantoanelli; Yolanda (in memorian), Marlene e Nair Ervas;  Rosameire Morando, Beatriz Cardoso,  Dinorá de Lima,, Filomena Abrão ( Dona Mena do Lebré) (in memorian), Mafalda Borela, Aureluci Tait Lima,  Lucia Bueno Almeida Silveira, Luzia Moreira da Silva, Maria Pizza Azevedo,  Alice Caridade, Edina Aparecida Magne,  Maria Elza Arruda, Olinda e Maria Carvalho Dias (in memorian) e tantas outras heroínas anônimas, que trabalham voluntariamente nas ESCOLAS,  CLUBES DE SERVIÇOS, IGREJAS, APAEs, CRECHES, ASILOS, e outros órgãos assistências. Profissionais incansáveis do amor, MÃE, Mulher, amiga, amada, amante, Companheira, Domadora, Índias, negras, brancas, valentes, ricas e pobres, famosas ou anônimas, elas escrevem a nossa história. Todos os dias  lembramos a cada uma delas, que cumpra rigorosamente o seu papel de mulher, fazendo prevalecer a sua força feminina no conceito social, conquista de igualdade dos direitos para todos, homens e mulheres.

Não somente nesta tão importante data, (08) oito de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER,  mas em todos os dias de nossa vida,  a nossa reverência e a nossa homenagem.

Parabéns para todas às mulheres,  força feminina e construtoras do Brasil, sempre nos inclinaremos diante delas, reconhecidos e reverentes na grandeza de nossa própria MÃE.

CL. Antonio Olímpio Dias

Lions Clube de Brodowski

08/Março/2006

(publicado no jornal FOLHA DE BRODOWSKI, nº 58, 13/março/2006)