Nelson Coelho de Souza Ir.'. NELSON COELHO DE SOUZA ( KIKO )
In memorian

Embora tenha nos deixado, seus exemplos do mais elevado espirito maçonico, permanece vivo em todos nós. Que o G.´.A.´.D.´.U.´. o ilumine sempre !



   Filho de Augusto Coelho de Souza e Alice Martinho Coelho, nasceu no dia 8 de junho de 1945, em São Paulo, no Horto Florestal, na casa de seus avós Antônio Coelho Dias e Amélia Dias. Por tão cedo conviver com a natureza, aprendeu a respeitá-la e amá-la. Teve dois irmãos, Norberto, que atualmente reside em Fernandópolis e Nilton, que mora em Brodowski.
   O curso primário foi feito no Grupo Escolar do Tremembé. Equivalente ao ginasial, cursou a Escola Técnica Getulio Vargas, tendo sempre muitos amigos, tanto nas escolas quanto fora delas. Já adulto, cursou a Escola Brasil, em Ribeirão Preto, fazendo ali o 2º Grau.
  Cursos de Taquigrafia e Datilografia lhe deu condições de lecionar na Escola Técnica de Diadema e também trabalhar no jornal da mesma cidade.
  No dia 8 de dezembro, em São Paulo, casou-se com Suzana Lúcia Herlinger, onde viveram até 1973, indo residir atém 1975, na cidade de Rio Claro, vindo para Ribeirão Preto em 1976 e ai então no mesmo ano, veio residir em Brodowski. Os filhos Paulo Augusto e Sylvio José, que após se casarem com Gizelda e Júlia, lhe ofereceram os encantos de sua vida, as netas Arayssa, Alícia e Paula., a quem dedicava amor extremo.
  Trabalhou na Caterpillar, Volkswagen, nas funções de ferramenteiro e inspetor de qualidade, terminando sua jornada de trabalho na Petrobrás Distribuidora S/A.

    Em 1º de abril de 1972 sofreu grave acidente na Via Anchieta, tendo nessa oportunidade a chance de mostrar enorme disposição para a vida, lutando para reerguer-se, principalmente por amor à família . E em 1983, em decorrência de problemas de saúde, seqüelas daquele acidente, afastou-se do trabalho, vindo a aposentar-se em 1988.
  Passou a dedicar-se então, inteiramente à família e à comunidade, numa continuidade de sua dedicação aos outros iniciada já em fevereiro de 1977 quando foi fundador do Lions Clube de Brodowski, clube hoje dos mais conceituados na comunidade e no Distrito LC-6, da Associação Internacional de Lions Clubes, quando se desligou em agosto de 1977. Fez parte integrante da APM da EEPSG Cel. José Aleixo da Silva Passos, colaborou em várias Semanas de Portinari, ajudou sobremaneira a APAE local, e em 11 de maio de 1989, foi um esteios na fundação do LAR DA LUZ, entidade espiritualista das mais conceituadas e respeitadas em Brodowski.
  Sua vida maçônica iniciou em 28 de setembro de 1985, quando apadrinhado pelo Ir.'. Aylton Ronaldo da Silveira, foi iniciado na Augusta e Respeitável Loja Maçônica Luz de Brodowski 072, filiada ao Grande Oriente Paulista. Foi elevado em 24 de setembro de 1987 e exaltado ao Grau de Mestre Maçom em 02 de setembro de 1987. Em setembro de 1995, para sua alegria e satisfação, viu seu filho Sylvio José tornar-se seu Irmão Maçom, iniciado na ARLS 20 de Agosto, São José dos Campos-SP. Em 09 de julho de 1997, foi instalado como Venerável Mestre da ARLS Luz de Brodowski 072.

  Ocupou os seguintes cargos : 1988/1990: Secretário ; 1990/1992: Secretário; 1992/1993: 2º Vigilante; 1993/1994 : Chanceler ; 1994/1995: Secretário Adjunto; 1995/1996: Mestre de Harmonia; 1996/1997: Arquiteto; 1998/1999: Cobridor Interno e 1999/2000: 2º Secretário. E no AM. 2000/2001 seria o Orador da Loja, eleito que fora em maio/2000.

  Iniciou-se na Maçonaria Filosófica no Sublime Capítulo Estrela D'Oeste, em Ribeirão Preto, e posteriormente filiou-se no Sublime Capítulo de Cavaleiros Rosa Cruz Antônio Fabbri, de Brodowski, quando em 96 foi Guarda da Torre, em 97, secretário e neste Ano de 2000 seria novamente o Secretário, mercê de seu grande trabalho e dedicação. . Atualmente estava colado no Gr.'. 22, filiado no Conselho de Kadosh Ernesto Pini, em Franca.
  Seu passatempo predileto sempre foi a pescaria e cuidar de sua horta e de trabalhos manuais.
  Ao longo de seus 55 anos de vida útil e produtiva, sempre pode demonstrar os melhores sentimentos, fazendo da Honra, da Dignidade e da Lealdade, seus esteios. Sempre sincero, não escondia seu amor mais profundo à família e sua amizade pura e desinteressada aos amigos.

  No dia 8 de junho de 2.000, data em que estaria completando 55 anos de uma vida honesta, dedicada, responsável, faleceu ...
  Seu corpo foi velado no templo da A.'.R.'.L.'.S.'. Luz de Brodowski 072, recebendo a despedida de todos os seus irmãos maçons, do Lar da Luz, da comunidade local e de inúmeras lojas maçônicas de nossa região, que vieram trazer o seu abraço de solidariedade à família e o seu adeus ao querido KIKO ...

No dia 5 de agosto de 2.000, a ARLS LUZ DE BRODOWSKI 072, com a presença de familiares, amigos e irmãos, realizou emocionante e justa Sess.'. Mag.'. de Pompas Funebres em homenagem ao querido KIKO ...       
No dia 26 de junho de 2.001, através de propositura do Ir.'. Antonio Douglas Zapolla, aprovada por unanimidade, o Subl.'. Cap.'. de Cav.'. Rosa Cruz Antonio Fabbri deu o seu nome à secretária do Capítulo que passou a ser chamar: SECRETARIA IR.'. NELSON COELHO DE SOUZA ( KIKO )


Porém, a trajetória de um Maçom não tem de findar, quando seu Corpo volta à terra, que o recebe, e seu Espírito ao Grand.´. Arq.´. do Un.´., que o deu. Ele continua, no fruto de seus dias idos, e foi com imensa alegria que a Maçonaria ainda pode ver o reflexo dos sábios ensinamentos desse zeloso Maçom, Pai amoroso e Amigo fiel, quando no dia 11 de abril de 2.002, seu filho PAULO AUGUSTO foi iniciado na ARLS Phylantropia de Batatais 052, Or.´. de Batatais-SP (GOP-COMAB).

"Sua lembrança perdurará onde quer que forem nossos Irmãos PAULO, que reside em Brodowski-SP, e SYLVIO JOSÉ, que reside em São José dos Campos-SP, sempre zelosos de honrar e fazer frutificar a Força, a Beleza e a Sabedoria das lições do querido Irmão KIKO ! ... "

Nelson Coelho de Souza Nelson Coelho de Souza