"AFINAL, RESGATAR UM PASSADO DE GLÓRIA, DE LUTA, DE DEDICAÇÃO, DE RESPEITO E TRABALHO NESTE PRESENTE DIGNO DE SER VIVIDO E DEIXAR PARA O FUTURO, ALGO QUE MEREÇA SER LEMBRADO SEMPRE QUANDO JÁ TIVER SIDO PASSADO, É ALGO QUE MERECE REALMENTE QUALQUER ESFORÇO, QUE MERECE DEDICAÇÃO !!! !
(Ir.'. ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA )

NOTA DO AUTOR DO LIVRO ... E A LUZ FOI FEITA ...

Depois da coincidência de pensamento e ação, que caracterizou a idéia de se lançar um livro sobre os 100 anos de nossa Loja, idéia que estava se amadurecendo em nossa mente e ainda não tínhamos comentado com os irmãos, o nosso Ir.´. José Orestes Greggio, Or.´., em Loj.´., sugeriu esta possibilidade, e ai então armamo-nos de coragem e pretensão para concretizar este ideal. Deixar registrado um pouco deste 100 anos de história, um pouco de nossa maçonaria brodowskiana contemporânea, e com a permissão dos IIr.´. fazer este modesto trabalho. Não somos profissionais do ramo de jornalismo, no trabalho de pesquisas históricas, nem temos a pretensão de sermos escritor, pois nos falta cultura e conhecimento, mas temos algo que ajuda neste ideal, que é a força de vontade.
Após um longo trabalho de pesquisa, na procura de documentos que pudessem nos levar a verdadeira história da LOJA MAÇÔNICA LUZ DE BRODOWSKI nestes seus 100 anos de caminhada, conseguimos editar este trabalho. Inicialmente queremos agradecer a confiança de nossos que delegaram poderes para desenvolver este trabalho, agradecer ao Ir.´. Amando Fabbri, que vem conservando em seu poder, documentos que preservam a história de sua família e conseqüentemente também a maçonaria em Brodowski, agradecer à ARLS Estrella D´Oeste, de Ribeirão Preto, na pessoa de seu Venerável Mestre, Ir.´. Oscar Luiz de Moura Lacerda, que nos permitiu ter acesso ao seu acervo maçônico, e onde vários brodowskianos participaram de seus trabalhos, que após a Loja ter abatido colunas, foram aceitos naquela conceituada Loja, e também ao Ir.´. Carlos Eduardo Lima, pelas informações conseguidas e a todos os irmãos que de alguma forma ou maneira, nos ajudaram. Agradecer ao nosso Ven.´. Mest.´. Ir.´. Antônio Carlos Furlan e aos seus oficiais que acreditaram neste trabalho e entenderam a importância de sua realização.
Afinal resgatar um passado de glória, de luta, de dedicação, de respeito e trabalho neste presente digno de ser vivido, e deixar para o futuro algo que mereça ser lembrado sempre quando já tiver sido passado, é algo que merece realmente qualquer esforço, que merece dedicação.
Sempre tivemos o maior respeito pela preservação da memória das entidades onde participamos. Talvez por ter durante vários anos, em nossa juventude sida correspondente de vários jornais, entre eles, O ESTADO DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO, talvez por ter sido um modesto jornalista amador, sem curso nenhum, durante o ano de 1984, quando editamos o JORNAL DE BRODOWSKI, talvez por durante 22 anos consecutivos editarmos o boletim LEÃO DE BRODOWSKI, do Lions Clube, talvez pela nossa própria maneira de ver as coisas, sempre procuramos dar a nossa modesta colaboração na defesa da memória daquilo que faz parte de nossa vida e de nossa cidade. E vendo também o trabalho que muitos abnegados irmãos desenvolveram, tanto no passado como no presente, foi também um fator de motivação e incentivo.
Praticando o bairrismo saudável, quisemos também neste modesto trabalho, mostrar para os irmãos que lerem este livro, um pouco das origens de Brodowski, do Engenheiro Brodowski, um pouco de nosso filho mais famoso, Cândido Portinari, e ousando, abranger um pouco mais longe, , mostrar também o que é maçonaria e os seus segmentos, a Ordem Demolay e a maçonaria filosófica, de um modo simples e direto.
Defendemos sempre a tese de que somente amamos aquilo que conhecemos, e outra finalidade deste livro, foi tentar mostrar um pouco mais sobre a nossa Sub.´. Ord.´., tentando deixar a nossa contribuição para que outros irmãos pudessem ler e conhecer melhor esta filosofia, especialmente a maçonaria de nossa cidade, e assim realmente passar a amar ainda mais aquilo que tanto defendemos.
Esperamos sinceramente que possamos alcançar os nossos objetivos e tudo que aqui esta relatado, possa servir de motivação para que os irmãos continuem trilhando os caminhos que possam nos levar a procura de tão sonhada e inatingível perfeição, lutando pelos verdadeiros ditames da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.
Afinal, se uma idéia honesta é considerada boa e apoiada por pensamento filosoficamente consistente, é necessário ousar sua realização.
E acreditando nisso, assim o fizemos. Esperamos sinceramente que os irmãos aceitem nossa limitação, acreditem na nossa intenção de sermos um simples incentivador da Ord\, e que este livro contribua de alguma maneira para o aperfeiçoamento intelectual e cultural de seus leitores.
Se não conseguirmos agradar a todos, tenham a certeza de que procuramos ser o mais fiel à história, procurando apenas registrar tudo que foi possível conseguir da história da Loja, seja como fator positivo ou negativo.
Deixo registrado, finalmente, o mais sincero agradecimento a todos os queridos irmãos da nossa Loja pelo apoio, confiança e incentivo neste trabalho.
Que o Gr.´. Arq.´. do Univ.´. sempre ilumine os caminhos de todos, protegendo e defendendo a todos neste ideal, que acreditamos sinceramente, ser o caminho certo para também buscar o aperfeiçoamento moral do homem.

E assim como ...A LUZ FOI FEITA ... ela possa continuar iluminando, com seus raios luminosos e brilhantes, todos os maçons esparsos pelo mundo, especialmente os maçons da nossa querida BRODOWSKI e da considerada ARLS LUZ DE BRODOWSKI 072.

Ir.'. ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA - Gr.´. 19
V.'.M.'. 1995/1996
Or.'. de BRODOWSKI - SP

1º de Março de 2000