Frank J. Devlyn
(2000-01)

Polio Plus: trabalharemos
com afinco até o final

Desde o seu lançamento, em 1985, o programa Polio Plus é a mais alta prioridade do Rotary International e da Fundação Rotária. Temos sido imensamente bem-sucedidos nas nossas metas relativas ao programa, o que contribui para o meu orgulho de ser rotariano. Em 2005, o investimento do Rotary em prol da erradicação global da poliomielite terá chegado a cerca de meio bilhão de dólares. Tão importantes quanto esse investimento são as contribuições feitas por rotarianos, Rotary Clubs e distritos na forma de trabalho pessoal e doações em espécie. Os rotarianos também ajudaram a recrutar milhares de voluntários, os quais divulgam o programa, distribuem vacinas e trabalham nos postos de vacinação – mesmo nas áreas mais remotas.
   Nossos parceiros na campanha de erradicação da pólio – a Organização Mundial de Saúde, o Unicef, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças e vários governos nacionais – ficaram impressionados com a dedicação dos rotarianos. Esse esforço plantou as sementes de futuras parcerias com organizações públicas e privadas. A inédita parceria formada para erradicar a poliomielite foi caracterizada pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, como um modelo para resolver outros problemas de saúde pública no século XXI.
   Entretanto, a mídia nem sempre estende ao Rotary o reconhecimento devido. Um dos motivos pelos quais isso acontece é que repórteres não tendem a pensar em organizações como o Rotary ao preparar artigos sobre saúde. Eles costumam mencionar nossa parceria mais óbvia – a Organização Mundial de Saúde – e, quando o espaço é limitado, eliminam menções sobre o Rotary. Os funcionários do Rotary que especializam-se em relações com a mídia estão trabalhando tenazmente para corrigir esse problema, aumentando a visibilidade da nossa organização. Também nossos parceiros estão envolvidos no trabalho de relações públicas, convidando repórteres para cobrir os Dias Nacionais de Imunização e fornecendo informações atualizadas. Recentemente fomos bem-sucedidos nessa área, quando o Rotary foi tema de reportagens em vários meios de comunicação nacionais e internacionais, tais como o Washington Post, The Boston Globe, The Toronto Globe and Mail, Asahi Shimbum, Associated Press Newswire, Radio France International, Agence France Presse, The Voice of America, Chinese News Service, Gannett News Service, CNN, MSNBC, NBC e muitos outros.
   Os rotarianos desempenham, além disso, papel importantíssimo na promoção do programa divulgando a mensagem da Polio Plus à mídia local. Materiais de relações públicas estão disponíveis para ajudar nos esforços promocionais, os quais podem ir da publicação de um artigo no jornal local à produção de um programa de televisão a cabo sobre a Polio Plus (consulte a seção de Relações Públicas do Catálogo do RI). Como líderes respeitados na comunidade empresarial, os rotarianos têm muitos contatos e dispõem de ampla variedade de recursos para aumentar a conscientização pública sobre a Polio Plus.
   A história da Polio Plus é dramática: graças às atividades do Rotary e seus parceiros, mais de dois bilhões de crianças foram imunizadas contra a poliomielite em Dias Nacionais de Imunização nos últimos cinco anos – inclusive 147 milhões de crianças indianas em um único dia. O número de países onde a doença é endêmica caiu de 125 em 1985 para apenas 30 no final do ano passado. A crucial importância do Rotary na mobilização de cidadãos comuns resultou na colaboração de 10 milhões de voluntários com esse esforço a cada ano. Embora seja impossível quantificar o valor dos serviços prestados pelos voluntários, a Polio Plus demonstrou que estes desempenham papel fundamental em iniciativas de saúde pública.
   Em breve celebraremos o fim de uma doença que flagelou a humanidade durante séculos. Os rotarianos podem orgulhar-se dessa realização histórica – a segunda vez que uma doença é erradicada globalmente (a primeira foi a varíola).
   Mesmo quando as contribuições rotárias não são divulgadas pela mídia, devemos nos alegrar por saber que fizemos a nossa parte. Nossa satisfação não é fruto do reconhecimento nos meios de comunicação, mas sim do conhecimento de que crianças de todas as partes do mundo estão saudáveis e felizes graças aos esforços que envidamos. Juntos, vamos Criar Consciência e Ser Atuantes. O Rotary não descansará até que essa importante iniciativa humanitária seja concluída com sucesso.

| Voltar | Principal | Rotary | Notícias | E-mail |