CANDIDO PORTINARI

Candido Portinari Candido Portinari

Candido Portinari, mais conhecido pelos íntimos como Candinho, nasceu dia 29 de dezembro de 1903, em Brodowski-SP, cidade à 20 KM de Ribeirão Preto. Era o segundo dos 12 filhos de Giovan Batista Portinari e Domenica Torquato. Cresceu entre trabalhadores de campo e imigrantes italianos como seus pais. Recebeu apenas a instrução primária. Desde criança já manifestava sua vocação artística. Seu primeiro desenho foi realizado em 1912. Era uma flor do mato rabiscada em papel de embrulho.
Antes mesmo de terminar o 1º grau integrou um grupo de pintores que chegava a Brodowski para decorar a Igreja. Aos 11 anos, Candinho fez a lápis o retrato de Carlos Gomes. Em 1917, com 15 anos, saiu pela primeira vez de Brodowski com destino ao Rio de Janeiro, em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura. Estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios e posteriormente na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Em 1920, com 17 anos, pintou "Baile na Roça", primeiro trabalho que conseguiu vender. Essa também foi sua primeira obra com temática brasileira. Três anos depois ganhou três prêmios e posição de destaque no Salão da Escola de Belas Artes, de tradição acadêmica, mas o reconhecimento de sua superioridade veio em 1927 com a grande Medalha de Prata.
Em 1929, antes de partir para a Europa, expôs 25 retratos a óleo em sua primeira mostra individual. Depois viveu em paris de 1930 a 1931, onde conheceu sua mulher, Maria. A partir de 1933 seus quadros retrataram ainda mais seus temas brasileiros e "Café" tornou-se o ponto de partida para a execução de grandes obras. A arte de Portinari explodiu e começou a ser conhecida internacionalmente, já que em 1935 obteve a segunda menção honrada na exposição internacionalmente, já que em 1935 obteve a segunda menção Honrada na exposição internacional do Carnegie Institute em Pittsburg, Estados Unidos, justamente com a tela café, de grandes proporções, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem. A partir daí optou pela temática social e realização de grandes painéis. Consolidou o sucesso nos Estados Unidos tendo pintado vários painéis em Nova Iorque e realizado diversas exposições em outras cidades americanas.
A escala do Nazi-facismo e os horrores da 2º Guerra Mundial reforçaram o caráter social e trágico de sua obra, levando à produção das séries Retirantes e Meninos de Brodowski, entre 1944 e 1946, e à militância política. Filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro e concorreu a Deputado Federal, 1945, e a senador, em 1947, sem vencer nenhuma das eleições. Em 1948, o acirramento da perseguição aos comunistas levou Portinari a viajar para o Uruguai, em exílio voluntário. Em 1951 volta ao País. O Pintor nunca se desligou do Partido Comunista, embora tenha se afastado da política partidária nos seus últimos anos.
Portinari morreu em 6 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão (Itália), vitima de uma intoxicação provocada pelas tintas que utilizava.
Seu falecimento comoveu o País, artistas e escritores. Além da esposa Maria, o Pintor deixou um filho, João Cândido, que em 1979 ajudou a criar o projeto Portinari, sediado na PUC/ Rio de Janeiro, para documentar não só a obra completa do pintor como também a sua geração.
O tombamento da Casa de Portinari foi feito pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - em 09 de dezembro de 1968.
O Museu Casa de Portinari foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970 e está localizado na Praça Cândido Portinari, 298, em Brodowski-SP, cujo horário de visita é das 9hs às 17 hs., das 3as. feiras aos domingos. Sua diretora é a Profa. Angélica Policeno Fabbri e o telefone é 16.664.4284. O Museu conserva todo o mobiliário pertencente à família . A grande sala principal, cozinha, banheiros e o quarto do artista permanecem com suas funções e utilizações originais, com os respectivos móveis a eles pertencentes.. Cândido Portinari e seus vasto legado constituem não só um patrimônio artistico-cultural, mas também histórico, social e político do Brasil e do povo brasileiro.

Possui um belo site na Internet cujo endereço é : www.casadeportinari.com.br