Para

Para

Loja Maçônica Compromisso de União 2837

Or.´. de Brodowski – SP

 

PPod.´. IIr.´.,

 

            Ainda vivendo as emoções vividas no ultimo dia 13 de junho, 6ª. Feira, as quais certamente jamais esquecerei, na homenagem prestada ao saudoso Ir.´. Bento Antonio Bueno Ramos, que teve o seu nome perpetuado na história da maçonaria brodowskiana não posso deixar de me dirigir a esta conceituada e querida Loja. Na ocasião, como disse, a emoção tomou conta de mim e não tive condições para me expressar.

            Inicialmente, quero agradecer não só em meu nome, como também em nome do nosso Ven.´. Mest.´. Carlos Cezar Cola e de todos os obreiros, e em especial, em nome dos Irmãos Aylton Ronaldo da Silveira / Lúcia (M.´.I.´.) e Ir.´. Arnaldo Batista da Silva Júnior (Ap.´.), que estivemos representando a Gr.´. Benf.´. Benem.´. e Vener.´. ARLS LUZ DE BRODOWSKI 072 em tão importante ato maçônico, onde recebemos de todos desta oficina co-irmã, a maior deferência e atenção. Tenham a certeza de que esta noite foi e será sempre lembrada pela nossa Loja como uma noite da reafirmação dos verdadeiros ideais maçônicos que devem sempre nortear aqueles que professam a ideologia da Sublime Ordem.

            Não posso deixar também de enaltecer as palavras do querido Ir.´. Luiz Schiavone Jr, de Ribeirão Preto, que, responsável pela homenagem e portador das palavras que certamente todos os irmãos da Compromisso de União gostariam de proferir, soube com sensibilidade, capacidade e responsabilidade, mostrar todas as vertentes da filosofia maçônica, e com as graças do Grande Arquiteto do Universo, mostrou a todos nós o quanto profundo e belo é o nosso universo. Que soube mostrar para a família do Ir.´. Bento, especialmente à sua esposa Sueli, aos filhos Gustavo, Camila e Flávia, o quanto de bom e marcante o Ir.´. Bento soube realizar em vida e como a maçonaria é importante na valorização do ser humano e na contribuição para uma sociedade melhor, para uma família melhor.

            Como foi gratificante e confortante ouvirmos o Ir.´. Schiavone dissertar sobre o sentido da vida, o significado da Morte, da saudade e do reconhecimento. Uma lição que nos mostrou o verdadeiro sentido de nossa passagem por este mundo terreno, numa preparação para a verdadeira vida, no plano espiritual.

            Temos certeza de que todos, maçons ou não, familiares ou não da família BUENO RAMOS,  que lá comparecemos, saímos orgulhosos de termos em nossa vida, ideais tão supremos e que contribuem para o crescimento do gênero humano, e com a certeza plena de que o querido Irmão não morreu. Que partiu para viver a verdadeira vida, onde está esperando por todos os seus familiares, por todos os seus irmãos para então, todos juntos, viverem a vida plena.

            Também os irmãos de Brodowski, de Batatais e de Ribeirão Preto que lá estavam, foram renovados neste ideal e terão mais força e coragem para continuar lutando em prol da maçonaria, assim como nós nos sentimos revigorados e incentivados, com a certeza de que vale a pena nos dedicar a esta pratica salutar.

            Ouvindo as palavras de todos que se pronunciaram de uma maneira pessoal com relação ao Ir.´. Bento ( Ir.´. Carmo, D. Lucia, Sra. Neide Borges, Ir.´. Nelson Luiz Borges, Ir.´. David, Ir.´. Pupim, Ir.´. Sidnei, o VM Antonio Carlos e o filho Gustavo ), que emocionados, disseram da importância que o Ir.´. Bento teve em suas vidas profanas e maçônicas, foi que me senti também, como amigo e irmão do querido irmão,  com a obrigação de dizer tudo que sentia e sinto em relação ao Ir.´. Bento e à própria Loja Maçônica Compromisso de União. E tenho certeza de os irmãos saberão entender esta minha necessidade de dizer o que trago dentro de mim. O Irmão Bento merece de minha parte esta consideração e esta atenção.

            A minha relação com o Ir.´. Bento começou bem antes da Ordem Maçônica. Começou lá pelos idos de 1.970, com a minha amizade com o saudoso NONOCA, seu pai,  que trabalhava na Delegacia de Policia e eu trabalhava ao lado,  sempre participando daqueles jogos de futebol de quadra que nos marcou muito. Continuou com a amizade do Ricardo, seu irmão. Foi por isso que tomei a liberdade de inserir, tanto no site da Loja, como naquele trabalho feito quando da sagração do Templo, a foto tirada com o Ir.´. Bento em uma distante noite de carnaval, onde eu ia trabalhar fotografando as pessoas, e pedi a alguém que tirasse uma foto minha ao lado dele. E esta foto, guardo em meu álbum de família, com muito orgulho.

            As qualidades que o Ir.´. Sidnei destacou com relação ao Ir.´. Bento, eu as endosso e as comprovo. Torcedor fanático do BRODOWSKI FC e eu, torcedor do C.A.Bandeirante, sempre tivemos uma relação amistosa, sempre respeitando as convicções de cada um, o que nos fazia muito bem e nos provava que éramos pessoas que já tinham até o espírito maçônico, sem o ser de fato até então.

            Depois da fundação da LOJA COMPROMISSO DE UNIÃO esses elos com o Ir.´. Bento se fortaleceram e nunca houve, tanto de minha parte como da dele, qualquer demonstração que não fosse de amizade, de irmandade, de consideração, de respeito. E isto irei guardar para sempre em meu coração.

            Como disseram os Irmãos David e Sidnei, o que me também me identificava muito com o Ir.´. Bento, era aquela disponibilidade, aquela responsabilidade, aquele amor ao ideal abraçado, que ele vivia tão intensamente. E que eu, se não tanto como ele, também procuro viver e praticar.

            Outro ponto que me dá coragem para deixar este meu testemunho, e que faço questão de dizer e guardar, era como foi e como é ainda atualmente, importante no relacionamento que criei ao longo dos anos com todos os irmãos desta Loja, especialmente os atuais Mestres Instalados (EX-Veneráveis), Irineu, Júlio, Carmo, Helder, Bergamo, Cadamuro, e também com os queridos Irmãos Maury, Pedro Córdoba, Martin Reinhardt (meu padrinho de casamento) e o saudoso Valde Costa. De todos sempre recebi o maior carinho e consideração. Consideração que prezo como pura e verdadeira. E sempre revigorada com todos que hoje fazem parte desta querida Loja.

            Por isso, em respeito à consideração de todos e principalmente à do Ir.´. Bento, não posso deixar de registrar este meu sentimento com relação ao atual momento.

            Os testemunhos que temos desta consideração e afinidade podem se traduzir nas longas conversas que sempre tive com o Ir.´. Bento. Que dentro de sua seriedade, dedicação e respeito, de verdadeiros irmãos que fomos e ainda somos, trocavamos idéias e posições na defesa dos interesses coletivos e maçônicos e nunca pessoais. Que em determinada ocasião, dentro de meu estúdio fotográfico, em uma tarde noite, conversamos por mais de duas horas nesta busca da unidade maçônica que tanto defendemos, e que independente de Potencia Maçônica, colocávamos em primeiro plano, o bem estar de nossas Lojas e de nossa filosofia. E como era bom e aproveitável ouvir as ponderações dele, sempre com muita imparcialidade.

            Consideração que tentei retribuir à altura que o Ir.´. Bento merecia. A ponto de, quando ocupávamos o cargo de Delegado da 42ª. Região Maçônica, e promovíamos os seminários maçônicos, convidei o Ir.´. Bento, naquela noite memorável de 25 de agosto de 2.000, no  templo da ARLS LUZ DE BRODOWSKI, em Seminário para MESTRES MAÇONS, e pela primeira vez, nos era transmitido ensinamentos maçônicos por irmão não pertencente ao GOP.   Nos era dado a demonstração de um verdadeiro irmão maçom brodowskiano, que pertencente ao quadro de uma Loja do Grande Oriente de São Paulo/Grande Oriente do Brasil,  neste seminário do Grande Oriente Paulista, provou o quão desprendido e idealista era o Ir.´. BENTO ANTONIO BUENO RAMOS. Este orgulho guardo comigo desde então e me sinto realizado em ter recebido através dele, aquilo que aquela noite representou para todos nós, especialmente para mim.

            E esta ligação do Ir.´. Bento, deste comprometimento com os verdadeiros ideais maçônicos acima de tudo, se repetiu por 22 vezes, no período de 28 de fevereiro de 1.996 até 20 de março de 2.002, quanto recebíamos com muita consideração este irmão que soube transmitir aos irmãos da LUZ DE BRODOWSKI este ideal maçônico. E que por 337 vezes, após a fundação, , nos foi também provado por todos os irmãos desta loja, na pratica salutar de fortalecer os nossos laços de amizade entre lojas e irmãos.

            E acredito piamente que a ARLS LUZ DE BRODOWSKI soube também demonstrar com as 447 visitas efetuadas pelos nossos irmãos ao longo destes quase 14 anos de vida da Loja Compromisso, onde tive a honra e a satisfação de comparecer por 113 vezes neste período. E sempre recebido com respeito, seja em Ribeirão Preto, onde a Loja começou os seus trabalhos, seja em Batatais onde teve prosseguimento e em Brodowski onde se instalou definitivamente.

            Outro ponto que coloco como motivador para estas minhas singelas palavras foi não só as palavras do Ir.´. Toninho Cadamuro (permita-me chamá-lo assim) na minha participação e postura com relação à Loja, bem como com o trabalho desinteressado que iniciei em 30/Junho/2000, com a criação do site desta Loja, atualizado sempre que necessário até hoje, e sempre dentro do que é possível divulgar publicamente para honra e glória desta Loja e da Maçonaria , e onde com muita emoção e carinho, deixei registrado toda a vida e participação do Ir.´. Bento, com a anuência da Loja , da esposa Sueli e dos filhos Gustavo, Camila e Flávia. E que o faço também, sem nenhuma vaidade ou interesse, das Lojas LUZ DE BRODOWSKI (GOP), WASHINGTON LUIZ I, de BATATAIS (GOSP/GOB), AMOR E UNIÃO 282, de Batatais (GLESP) e IRMÃOS DE SERTÃOZINHO, de Sertãozinho (GOP). Sempre com o intuito de valorizar, de dar uma modesta contribuição para fortalecer e dignificar aquilo que acreditamos e a instituição que representamos.

            Quero registrar também esta demonstração de reconhecimento que a ARLS COMPROMISSO DE UNIÃO vem dando com relação ao Ir.´. Bento e seus familiares. Uma plêiade de irmãos, que despidos de vaidades, dedicam ao querido e saudoso irmão, ao seu trabalho que sem sombras de dúvidas, contribuiu sobremaneira para o crescimento desta loja. Gestos que nos provam como os irmãos são gratos ao irmão Bento por tudo que legou, e que, sou testemunha disso, servem para dar aos irmãos e a nós todos, a força e coragem para continuar acreditando, lutando, vencendo e crescendo. Como é bonito ver esta amizade, este preito de reconhecimento.

Como deve ser importante para a cunhada Sueli, para os sobrinhos Gustavo, Camila e Flavia, saberem ter em todos vocês, uma segunda família, um segundo pai, sempre dispostos a defendê-los em tudo que precisam.

E como é importante para nós vermos estas demonstrações. Elas nos fazem acreditar cada vez na família maçônica, nos impulsionam e nos dão forças para continuarmos nesta pratica salutar da filosofia maçônica. Para realizarmos nossas tarefas todas, como se delas dependesse, como de fato depende, todo nosso futuro.

Assim como também, tenho certeza disso, fazem os irmãos que pertencem à Loja que me acolheu, a querida GRANDE BENFEITORA, BENEMÉRITA, VENERANDA ARLS LUZ DE BRODOWSKI, a qual em seus mais de 108 anos de existência, luta pelos ideais da verdadeira maçonaria.

            Por tudo, meus irmãos, por este respeito, amor e consideração que tive, tenho e terei sempre com o Ir.´. BENTO ANTONIO BUENO RAMOS, não poderia deixar de registrar este meu sentimento. Que ele e todos os irmãos da ARLS COMPROMISSO DE UNIÃO tenham a certeza de que sempre procurei lutar e defender os meus irmãos, quaisquer que sejam seus credos, religião ou potencia maçônica.

 

 

            Como disse Fernando Sabino, em mensagem contida na agenda maçônica 2007/2008 da ARLS COMPROMISSO DE UNIÃO:

 

DE TUDO FICARAM TRES COISAS:

 

A certeza de que estamos começando,

A certeza de que é preciso continuar,

A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar.

 

Fazer da interrupção um caminho novo,

Fazer da queda um passo de dança,

Do medo uma escola,

Do sonho uma ponte,

Da procura, um encontro.

 

E assim terá valido a pena existir!!!

           

 

Que o Templo Ir.´. Bento Antonio Bueno Ramos, da Aug.´. e Resp.´. Loj.´. Simb.´. Compromisso de União 2837, deste Or.´. de Brodowski-SP, jurisdicionada ao Grande Oriente de São Paulo e federada ao Grande Oriente do Brasil, oficializado na memorável noite de 13 de junho de 2.008, seja um solo sagrado para que possam, em seu interior, todos os irmãos maçons, ligados pelo mesmo sentimento de unidade, independente de qualquer individualidade, fortalecê-lo como um local dedicado à pratica das grandes virtudes e um local de luta contra os vícios do mundo profano.

            Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine, hoje e sempre, nesta prática.

 

Maçonicamente,

 

 

 

Ir.´. Antonio Douglas Zapolla

ARLS Luz de Brodowski 072

 

ESTRELA