O PROBLEMA DA FREQUENCIA
DeMolay

Os dicionários definem FREQUENCIA como uma convivencia ou concorrencia de pessoas. Assim, pode se considerar FREQUENCIA com um ato de participar. Participar sim e nao frequentar, o que significa que não se deve ser mero espectador das nossas reuniões, mas sim , tomar parte ativa em tudo o que mas mesmas se desenvolver, criticando, dando sugestões, idéias, enfim, numa palavra, PARTICIPANDO.

Mas para participar é necessário que nas nossas reuniões se desenvolvam assuntos que mereçam análises, dando ensejo a todos para exporem suas idéias, principalente àqueles considerados "novos", os quais se devem motivar para PARTICIPAÇÃO nos projetos dos Lions Clubes.
Devemos dar-lhes ânimo, encorajando-os no sentio de mesmo com pouco tempo de leonismo, fazer-lhes sentir que já são capazes de fazer tão bem ou melhor que qualquer "veterano", pois ir ao Lions Clube apenas para cumprir uma frequencia, não pode dai resultar muito de positivo.

O clube realiza-se pelas atividades que desenvolve na sua comunidade. É pois uma grande tarefa que TODOS os CCLL devem tomar sobre si e não deixar tudo, ou quase tudo, para a Direção, ou até somente para o Presidente.
Nesse ponto, temos papel fundamental das nossas mulheres, às quais, se também se sentirem motivadas nas reuniões, serão elas próprias capazes de muitas vezes nos dissuadirem de ficarmos em casa, e com alegria e espírito de serviço, participarmos daquela reunião ou campanha, que de principio nos parecia enfadonha ou de muito trabalho.
Assim, a FREQUENCIA deve ser um ponto importante na vida dos Lions Clubes. Se deve haver uma certa motivação nas nossas reuniões ou trabalhos, também da parte do leão deve existir aquela dignidade em cumprir minimamente com esta obrigação para o seu Lions Clube.
Não parece lógico, e muito menos leonístico, que um Leão seja LEÃO pagando somente as quotas e não frequentando o Lions Clube. Será que a este CL somente interessa Lions para ir a alguns jantares ou conviver, sem grandes problemas ?
Não, companheiros. Isto não é ser leão.
Evidentemente que, nestes casos, é aconselhavel que a Comissão de Frequencia, investigue junto a esse sócio a razão que o leva a não frequentar o seu Lions Clube, e só pagar suas taxas, se o pagar. Pode ser até que haja uma razão.
Parece, no entanto, que estes sócios não deveriam esperar que essa comissão os fosse procurar. Deveriam eles próprios abrir-se expondo as razões que o levaram a não ser assíduo. Se hover motivo válido, que teria evidentemente de ser temporário, todos os demais CCLL não estranhariam sua falta, pois ela seria justificada.
Porém, se não houver tal razão, mas simplesmente desinteresse nãio recuperável, teria de haver a frontalidade necessária de, embora lamentando, esse sócio deixasse o clube
Parece que estas atitudes são necessárias até para demonstrar a todos que um Lions Clube não é um simples clube onde o sócio só interessa para pagar suas quotas.
Evidentemente que estas posições muitas vezes não se tomam pelo receio de o clube ficar sem uns pontos no concurso distrital.
Mas, caros CCLL, não é preferivel ter menos pontos, mas o clube proceder como deve ?

Interessa sócios que, logo no inicio do leonismo, sabemos que não aparecem ?
Interessa igualmente sócios que, quando se elaboram comissões, se sabe ue não trabalham porque não aparecem ?
Interessa ainda sócios que estão desligados totalmente do clube porque não aparecem nas reuniões e nas atividades, e somente gostam de exibir o seu distintivo para fazer à comunidade, que fazem parte de um grande clube de serviços ( MESMO QUE NÃO FAÇAM NADA ? )

do boletim 'O LEÃO DA PALMEIRA", LC PALMEIRA D'OESTE-SP, LC-6