VISITA DO GRÃO MESTRE DO GOB EM BRODOWSKI

O acontecimento mais marcante e significativo para a maçonaria brodowskiana, jardinopolense e regional aconteceu na noite de 23 de julho de 2.009, no templo Bento Antonio Bueno Ramos, da ARLS  COMPROMISSO DE UNIÃO 2837, de Brodowski-SP, quando se reuniram em Sess.´. Mag.´. Conjunta, as lojas co-irmãs: ARLS Compromisso de União 2837 (fundada em 30/11/1994) e ARLS  Estrella do Rio Pardo 540, de Jardinópolis, (fundada em 1894),  para receberem a visita oficial e fraterna do Sob.´. Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Ir.´. MARCOS JOSÉ DA SILVA.

Juntamente com o Sob.´Gr.´. Mest.´. Geral, a comitiva do GOB estava composta pelas seguintes autoridades maçônicas : Ronaldo Fidalgo Moreira, Grand.´. Secret.´. Geral de Administração e Patrimônio; Toshio Furukawa, Grand.´. Secret.´. Adj.´. de Entidades Paramaçônicas (GOSP); José Otávio Boareto, Deputado Federal (Washington Luiz I, Batatais); Carlos Domingos Pupim, Deputado Federal Compromisso de União).

A sess.´. foi presidida, em momentos distintos, pelos VVMM: Ir.´. Antonio Felippe Miguel Filho, da ARLS  Compromisso de União e Ir.´. Adriano César Capareli, da ARLS Estrella do Rio Pardo 540, tendo trabalhado como Oradores os Irmãos: Sidney Navarro (Brodowski) e Márcio Paneghini (Jardinópolis), como 1º Vig.´. os Irmãos José Marcos Baggio e Moacir Domingos de Souza, como 2º Vig.´., os irmãos José Nilton dos Santos e José Amadeu Menegucci, e como Secretário o Ir.´. Paulo Sérgio Calefi (Brodowski).

Bastante concorrida e prestigiada por irmãos de várias Lojas da região, a chancelaria registrou a presença de 57 irmãos visitantes, oriundos das seguintes Lojas: Estrella do Rio Pardo, Jardinópolis (10); União e Liberdade, Rib. Preto (8); Washington Luis I, Batatais (3); Princesa do Mogi, Barrinha (2); Luz de Brodowski, Brodowski-GOP (2); Abrigo da Virtude, Brasília-DF (1); Estrela D´Oeste, Rib. Preto (1); Madras, São Paulo, (1); Sol da Liberdade, Rib. Preto (1); Esperança, Cravinhos (1), e também com 26 irmãos (81,25%)  da ARLS Compromisso de União, de Brodowski, além do Sob.´. Grão Mestre.

O ponto alto desta sessão foi o brilhante pronunciamento do Ir.´. MARCOS JOSÉ DA SILVA, Sob.´. Gr.´. Mest.´. Geral do GOB,  que em palavras sabias, cativou a todos os presentes pela serenidade, humildade, sinceridade e que traduziram o alto espírito de liderança, responsabilidade e zelo com que o Grande Oriente do Brasil, está sendo administrado. Abordou também a pluralidade de ritos adotados pelo GOB que o fazem a potencia que mais ritos pratica em todo o Brasil, e detalhou cada um deles com bastante profundidade e sabedoria : REAA, Schoroeder, Moderno, Adonhiramita, de York e  Brasileiro, práticas que em nada descaracterizam o sentido da maçonaria.

Outro assunto abordado foi a necessidade de se manter a tradição milenar da Ordem para que através dela possa se exercitar o respeito à ordem, à disciplina, à ética, à moral, tudo em favor do aperfeiçoamento humano.

Mostrando a imparcialidade do GOB e o alto grau de relacionamento fraterno com as outras potencias do Brasil, caso da COMAB (GOP) e da Grande Loja do Estado de São Paulo, o Grão Mestre disse que o mais essencial e importante  é que todos são MAÇONS e que todos devem ser reconhecidos como tal, desde que pratiquem em toda sua essência os ensinamentos onde o respeito mútuo em todos os segmentos sejam praticados e reconhecidos.

Questionado pelo Ir.´. Luiz Antonio Bergamo, M.´.I.´. da ARLS  Compromisso de União 2837, falou claramente e de maneira transparente sobre a situação do GOB, desde quando assumiu o cargo, e que vem, paulatinamente, colocando-o sob uma administração conjunta que visa restabelecer a parte financeira em patamares sólidos, e fazendo cortes drásticos em salários e despesas, bem como aumentando o leque de arrecadação, que estão permitindo que o orçamento esteja bastante equilibrado,  a ponto de se estar estudando redução da cobrança das taxas devidas.

No final, o Sob.´. Grão Mestre, Ir.´. Marcos, recebeu das mãos do Ir.´. Helder Barquete Carvalho, M.´. I.´., um mimo da Loja traduzido em livros e lembrança da Terra de Portinari, Brodowski, enquanto que também o Ir.´. Antonio Nami, (VM da ARLS União e Liberdade, de Rib. Preto) o articulador pela vinda do Sob.´. Gr.´. Mest.´. em Brodowski,  recebeu mimos entregues pelo Ir.´. Antonio Carlos Cadamuro Virgínio, M.´. I.´., tudo traduzindo o reconhecimento e a gratidão que a maçonaria de Brodowski, de Jardinópolis e da região sentiam pela demonstração de consideração recebida com esta visita tão especial.

O pronunciamento do Ir. ´. Orador Sidney Navarro foi outro ponto de emoção, quando o irmão disse da concretização dos sonhos dos irmãos de Brodowski, que vão se tornando realidade. A fundação em 30 de novembro de 1.994, o lançamento da pedra fundamental em 29 de abril de 2.000, a sagração do Templo em 05 de abril de 2.008, o término do Templo Bento Antonio Bueno Ramos, em 13 de junho de 2.008, e agora o sonho de receber o líder maior do GOB. Sonhos que foram possíveis de serem tornados em realidade porque foram sonhados por todos, e nunca individualmente.

Após o encerramento da sessão, era visível em todos os participantes, o semblante de felicidade e de agradecimento que sentiam em poder ter percebido que a Maçonaria do GOB está sendo dirigida com muita sabedoria, com muito respeito a todos os irmãos e Lojas, e que vale a pena realmente SER MAÇOM.

VEJA FOTOS DESTA SESSÃO MAGNA