Numa iniciativa do Departamento de Cultura e Turismo de Brodowski, que tem como Secretário, o Dr

Numa iniciativa do Departamento de Cultura e Turismo de Brodowski, que tem como Diretor o Dr. José Marcos Passos Valente, com a participação da Profa. Lúcia Bueno de Almeida Silveira, Coordenadora de Ações Sociais e Secretaria de Educação, que tem como Secretária a Profa. Ana Maria Fiori Rufato, oficializada através da Lei  Municipal 1900, de maio de 2008, sancionada pelo Prefeito Municipal, Antonio José Fabbri, foi comemorada no período de 1 a 8 de junho de 2.008,  a I SEMANA CULTURAL SAULO RAMOS,

José SAULO Pereira RAMOS, brodowskiano, nasceu no dia 08 de junho de 1.929, e, após uma adolescência difícil, dedicou-se à advocacia, tendo sido inclusive Ministro da Justiça no Governo Sarney. Ocupou também o cargo de Consultor Jurídico da República, foi jurista, advogado de grandes personalidades, inclusive o famoso cantor Roberto Carlos, e destacou-se como o POETA DO CAFÉ, tendo editado vários livros; o último, O CÓDIGO DA VIDA, que está tendo uma venda nacional das mais expressivas. Foi também o autor da letra do Hino a Ribeirão Preto. Enfim, um brodowskiano que, através do seu talento e esforço, tornou-se um vencedor e sempre honrou as suas origens, valorizando e divulgando a sua terra natal, Brodowski, em todas as suas obras.

Portinari, nosso ilustre pintor internacional, ao fazer o retrato do poeta, escreveu a seguinte dedicatória, como que vaticinando o que esperava Saulo Ramos em seu futuro brilhante: “Para Saulo, que  honrará nossa Brodowski.”

Diversas atividades culturais e artísticas foram realizadas durante o período de 1 a 8 de junho de 2.008, no salão do Clube da Velha Guarda de Brodowski.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Coral de Batatais e do Coral da “EMEF Tiradentes”. Durante a semana, foram apresentados por alunos de todas as escolas locais painéis de poemas, declamação de poesias, sarau musical, danças folclóricas, que encantaram a todos que prestigiaram esses eventos.

Outro ponto alto desta semana cultural foi na 4ª. Feira, dia 4, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob a regência do Maestro Henrique Vieira.

Na 5ª. Feira aconteceu uma importante palestra sobre Ética, Cidadania e Globalização proferida pela Profa. Sandra Molina, da Unaerp, de Ribeirão Preto, que transmitiu conhecimentos que certamente ajudarão a formar, de uma maneira mais correta e humana, a nossa sociedade e, principalmente, os nossos jovens.

Na 6ª. Feira, foi apresentado um vídeo sobre fatos históricos da cidade de Brodowski e seus moradores, produzido pelo cineasta Antonio Luiz Grotti, que levou às lágrimas os espectadores mais saudosistas.

No sábado, no Coreto Lauro João Almeida Pinto, da Praça Martim Moreira, apresentou-se a Banda Euterpe de Batatais, que reviveu as tradicionais noitadas que tanto marcaram a cidade em especial a nossa praça mais antiga.

E finalmente, no domingo, com a presença do Homenageado Dr. JOSE SAULO PEREIRA RAMOS, foi feito o encerramento solene da Semana, com a apresentação da sensacional BANDA SINFÔNICA DE SANTA ROSA DE VITERBO, sob a regência do Maestro Maurílio de Oliveira Júnior, que recebeu, ao som do Parabéns a Você, o ilustre homenageado que aniversariava naquela noite.

Saulo Ramos foi presenteado pela artista plástica Leila Ubbi Baldocchi com um quadro cuja arte e tema sobre café foram totalmente inspirados no Poeta do Café..

Durante a cerimônia, a Empresa dos Correios e Telégrafos fez o lançamento de um selo comemorativo ao evento. Foi também instituída a Medalha Cultural Saulo Ramos, entregue a 3 ilustres personagens da história de Brodowski: Pintor Candido Portinari (in memoriam), cujo filho João Candido Portinari, impossibilitado de comparecer, foi representado pela diretora do Museu Portinari, Profa. Angélica P. Fabbri;  ao jornalista, escritor e poeta Lauro João Almeida Pinto (in memoriam), recebida pela sua filha Profa. Lúcia Bueno de Almeida Silveira, e à Museóloga e Diretora do Museu Casa de Portinari, Profa. Angélica Policeno Fabbri que, através de seu amor à Portinari e à sua arte, tem levado o nome do pintor e da cidade a todo território nacional, proferindo palestras no exterior, em importantes museus do mundo.

Em seu pronunciamento, SAULO RAMOS mostrou toda sua sensibilidade e veia poética, emocionando a todos com sua demonstração de amor à sua terra natal que ele tanto louvou, dignificou, divulgou e honrou.

A cerimônia foi encerrada com as palavras do Prefeito Antonio José Fabbri que, visivelmente emocionado, soube com palavras sábias, sinceras, saídas do coração, mostrar toda a sua alegria por ser conterrâneo de uma pessoa que, além de continuar sendo uma personalidade da nossa literatura e do mundo jurídico, mostrou que, cima de tudo, continua sendo um brodowskiano que ama sua terra.

Um evento cultural e uma noite que jamais serão esquecidos por todos aqueles que tiveram a feliz oportunidade de participar de todos esses eventos comemorativos.

Obs.: No final, após o encerramento do protocolo, na descontração, Saulo Ramos distribuiu autógrafo, especialmente em seu último livro (O CÓDIGO DA VIDA), recebeu várias lembranças de Brodowski, e foi presenteado pelo autor Antonio Douglas Zapolla com o livro SIMPLESMENTE JOSÉ E ISAURA, o qual conta toda a saga das famílias Zapolla e Rebecchi,(http://www.luzdebrodowski.com.br/zapolla.html), famílias que certamente o homenageado conheceu.

LIONSVEJA FOTOS DESTA COMEMORAÇÃO LIONSLEIA O DISCURSO DO DR. SAULO RAMOS 2008 LIONSLEIA O DISCURSO DO DR. SAULO RAMOS 2a. Semana 2009